9/15/2019

A escolha das músicas infantis em PLH


Texto originalmente publicado como áudio no meu Podcast: A escolha das músicas infantis em PLH

Sempre gostei de música e, desde pequena, gosto muito de cantar. Costumo dizer que minha vida tem trilha sonora e cada coisa que vivo tem uma música associada ao momento. Desde que me tornei mãe passei a ouvir músicas infantis e até mesmo quando quero cantar algo diferente é a música infantil que ecoa no meu cérebro primeiro.
A música, assim como todos os outros sons que fazem parte da nossa vida, também faz parte do mundo da criança. Portanto, a escolha da música, assim como a escolha dos livros, deve ser feita cuidadosamente. Nem todas as cantigas de roda são mais vistas como as melhores canções para as crianças. Alguns grupos que produzem músicas para o público infantil brasileiro até já fazem ou fizeram mudanças ou adaptações em cantigas tradicionais devido ao conteúdo das canções. No ensino de português como segunda língua ou língua de herança, muitas vezes temos a tendência a escolher as músicas que marcaram as nossas infâncias e além de tudo que fazem parte da nossa bagagem cultural. Como estamos enfocando a língua como herança, é natural que associemos a ela aquelas canções que fizeram parte da nossa infância. Eu mesma comecei uma lista de músicas infantis durante a gestação, mas só fui prestar atenção em muitas letras das músicas depois que a minha filha nasceu.
Hoje vivo uma reflexão constante sobre quais músicas devo incluir no nosso repertório. Procuro por músicas que tenham uma letra boa, interessante, que seja rica culturalmente e que tenha uma linguagem rica também.
É interessante notar que a criança muda o gosto pelas músicas de acordo com as fases que ela está vivenciando. A maneira e o contexto no qual as canções são inseridas também mudam. Por exemplo, até os dois anos da minha filha, nós ouvíamos músicas o tempo todo, não importava o que ela estivesse fazendo. Havia música sempre, até na hora da soneca, pois tinha um mobile com sons de passarinhos no berço. Desde que ela completou dois anos as coisas mudaram e comecei a utilizar vídeos também, não em grande quantidade, mas utilizei este recurso por ser bastante rico. Então, com o acesso a canais online, ela assistia vídeos dos grupos musicais que até então costumávamos apenas ouvir. A partir do momento que incluímos os vídeos, as músicas continuaram fazendo parte do cotidiano, mas entrou a parte visual também. Grupos como Palavra Cantada e Tiquequê foram um sucesso por aqui, pois são bem coloridos e com muitos movimentos. Ela adorava!
Nos esforços para manter a língua portuguesa e criar um ambiente mais próximo do real possível, a música é uma grande fonte de apoio.
Gosto de adaptar, inventar e cantar conforme o momento que estamos vivendo, mas a criatividade e disponibilidade para criar é essencial. Penso que se quisermos que a língua de herança seja privilegiada, temos que usar diversos recursos para nos ajudar.
Sempre digo que temos uma infinidade de recursos nas mãos, mas em um processo meio solitário e com uma língua minoritária. No caso do Português é bem minoritária mesmo. Então, quanto mais música na caixa, melhor! E ela já aprendeu a dizer "Quem canta, seus males espanta!"
E vamos que vamos! Cantamos, dançamos e torcemos para que essa escolha sempre dê certo e tenha resultados positivos.
Desejo a todas as mamães e papais que estejam na luta diária para manter a língua como herança um mundo cheio de músicas alegres, divertidas e uma vida bem colorida.

Cristiane Galvão

Photo credit: Image by Tarishart from Pixabay

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